Atualizado 12/04/2018

SC tem 2 casos de dengue confirmados em 2018

Foram confirmados nesta quinta-feira os dois primeiros casos de dengue contraídos em Santa Catarina neste ano. A doença acometeu moradores de Itapema. A cidade do Litoral Norte é uma das 67 cidades infestadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus. 

 

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC), as medidas de controle vetorial, incluindo a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) já foram realizadas no município. Além dos dois casos autóctones (contraídos dentro do Estado), também foram registrados três importados neste ano, em Biguaçu, Porto União e São José. Os moradores foram infectados no Mato Grosso do Sul, Bahia e Paraíba, respectivamente. No ano passado, foram dois casos autóctones e nove importados da doença em SC. 

 

Em relação à chikungunya, Estado soma dois casos autóctones, ambos em Cunha Porã, e três importados. O caso autóctone de São Miguel do Oeste permanece em investigação. Já sobre zika vírus, não há nenhum caso confirmado ou em investigação. 

 

O número de  municípios infestados pelo mosquito aumentou neste boletim da Dive, divulgado nesta quinta-feira. Agora são 67 municípios considerados infestados, o que representa um incremento de 21,8% em relação ao mesmo período de 2017, que registrou 55 municípios nessa condição. Em comparação ao último relatório, houve a inclusão dos municípios de Bom Jesus do Oeste e Penha.

 

 Já sobre o número de focos do mosquito, também foi registrado em SC. Foram identificados 6.929 em 132 municípios. Nesse mesmo período em 2017, haviam sido identificados 4.208 focos em 116 municípios, o que representa um aumento de 64,7% neste ano. Segundo a Dive-SC, esse acréscimo está associado ao Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), no qual ocorre a coleta de larvas para o conhecimento do Índice de Infestação Predial (IIP).

 

Foto:

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções