Atualizado 25/05/2018

Santa Catarina registra a manhã mais fria do ano

A massa de ar frio segue trazendo temperaturas típicas de inverno, sobretudo na madrugada e amanhecer. Com isso a terça-feira (22) começa gelada em todas as regiões do Estado, com frio mais forte em pontos da Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte.

 

Urupema, na Serra Catarinense, registrou a madrugada mais fria do ano no Estado: -2,5°C. A menor temperatura do país, por enquanto, foi registrada na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, em 19 de abril: -4,3°C.

 

Separamos as menores temperaturas registradas até as 8hs:

-2,5°C Urupema

-1°C Bom Jardim da Serra

0,2°C Caçador

0,4°C Fraiburgo

0,5°C Curitibanos

0,6°C Rio Rufino

0,7°C São Cristóvão do Sul e Lages

0,8°C São Joaquim e Major Vieira

1°C Monte Castelo

1,1°C Campo Belo do Sul

1,2°C Três Barras e Bom Retiro

1,5°C Frei Rogério, Mafra, Campo Alegre e Lebon Régis

1,7°C Rio das Antas

1,8°C Itaiópolis

2°C Otacílio Costa

Dados: Ciram

 

Ao longo da manhã as temperaturas aos poucos vão subindo e trazendo uma tarde mais agradável, como o mapa mostra:

 

Reprodução NSC TV

(Foto: )

 

Em relação ao tempo, o sol aparece em todo Estado e até predomina em boa parte do dia. Só pela manhã é que temos, por conta do ar mais frio, a presença de nevoeiros em algumas cidades e também a formação de orvalho. Os motoristas que deixam seus carros a céu aberto acabam percebendo melhor o orvalho, já que o para-brisa do carro fica muito embaçado.

 

Nas cidades mais frias, como as da Serra, ocorre o congelamento do orvalho, e aí temos a geada. Hoje ela apareceu em pontos do nosso Estado e deixou os gramados de Urupema bem branquinhos.

 

Geada em Urupema

(Foto: )

 

Lembramos que para a formação de geada, é preciso ter um céu bem limpo, sem nuvens, ausência de vento e uma temperatura bem baixa próximo ao solo.

Leia mais:

 

O FRIO SEGUIRÁ

 

As noites e as manhãs da semana inteira serão de inverno. Isso segue mesmo que um dia ou outro a temperatura baixe um pouco menos. Só as tardes é que ficam mais agradáveis. Poucas áreas, mais entre Norte e Vale do Itajaí, até com certo aquecimento. Enquanto o frio seguir, teremos dias de sol e tempo seco. Só destaco que na segunda parte da semana vamos ter mais pontos de nuvens predominando de manhã entre o Norte, Vale do Itajaí e Planalto.

Fonte: Diário Catarinense
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções